Ir para o conteúdo

Variáveis Indicadoras Essenciais para o Monitoramento da Biodiversidade do Bentos Estuarino no PARNA do Superagui – Funpar

Instituição Executora: FUNPAR - Fundação da Universidade Federal do Paraná
Edital Funbio: Chamada de Projetos 15.2024
Linha Temática: Manejo e Conservação
Recursos e Valores Fundamentais:

Estuários, Manguezais, fundos não consolidados, Caranguejo, Siri, Baiacu, Ostra, Berbigão e Bagres

Investimento: R$ 723.374,64
Objetivo:

O projeto busca fortalecer a colaboração entre gestores, sociedade e pesquisadores para desenvolver protocolos padronizados e viáveis de monitoramento da biodiversidade e dos recursos pesqueiros no Parque Nacional do Superagui (PNS). A iniciativa tem como foco a implementação de um sistema de observação de variáveis essenciais da biodiversidade (VEBs) e recursos pesqueiros como caranguejos, siris, ostras, camarões, berbigões, baiacus e bagres, considerando a realidade local e os objetivos do Programa MONITORA do ICMBio.

As ações incluem a avaliação de processos físicos, químicos e ecológicos das Baías de Pinheiros e Laranjeiras, a caracterização da matéria orgânica e da biodiversidade bêntica, e a identificação de espécies indicadoras da saúde do ecossistema. A partir dos dados coletados, serão estabelecidas ferramentas para compor futuros protocolos de monitoramento de longo prazo. O projeto, com campanhas bimestrais para analisar a distribuição e as interações entre as espécies, fornecendo subsídios para a conservação da biodiversidade aquática do PNS e sua integração ao plano de manejo da unidade, terá duração de 2 anos.

Coordenação: Maikon Di Domenico

Início do contrato: 11/11/2024

Instituições Parceiras: Universidade Federal do Paraná - UFPR
Local de Atuação: Guaraqueçaba
Unidades de Conservação Alcançadas:

PARNA Superagui; APA Federal de Guaraqueçaba

Redes Sociais:

www.instagram.com/funpar.oficial

www.instagram.com/rio.guaraguacu

Site: Link