Ir para o conteúdo

Projeto Canoa, Fogão e Mesa: A Pesca Artesanal Mais Sustentável e Qualificada – Fundepag

Instituição Executora: FUNDEPAG - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio
Edital Funbio: Chamada de Projetos 17.2024
Linha Temática: Uso Sustentável
Recursos e Valores Fundamentais:

Ambientes Costeiros e Marinhos: Manguezais; Estuários; Estoque pesqueiro: caranguejo, tainha, manjuba, camarão; Serviços: espécies nativas de importância alimentar e cultural; emprego e renda, segurança alimentar; Valores socioambientais: história e cultura, modos de vida tradicionais, pesca artesanal, agricultura familiar.

Investimento: R$ 849.456,30
Objetivo:

O projeto Canoa, Fogão e Mesa busca estruturar um plano para a adoção do enfoque ecossistêmico na gestão de cinco pescarias prioritárias no Complexo Estuarino do Paraná, que ocorrem dentro e no entorno de unidades de conservação marinho-costeiras. A noção de pescarias prioritárias do projeto busca refletir as necessidades das comunidades pesqueiras locais acerca das prioridades de gestão no território. Ainda, esta definição também visa priorizar as pescarias realizadas pelos grupos mais vulneráveis, bem como os recursos e ecossistemas que tem sofrido maiores pressões nos últimos anos, entre eles a sobrepesca e mudanças climáticas.

Entre as pescarias previamente definidas e que serão avaliadas pelos pescadores e pescadoras artesanais durante a fase de aplicação do protocolo de consulta às comunidades estão: cerco fixo de tainha, captura manual de caranguejo, arrasto manual de iriko e pesca de camarões com arrasto de portas e gerival.

As ações estão organizadas em três metas principais: fornecer subsídios para a adoção do enfoque ecossistêmico nas pescarias, fortalecer sua implementação e criar melhores condições de acesso ao mercado, agregando valor à pesca artesanal sustentável. O projeto inclui análise de dados disponíveis, discussões com comunidades pesqueiras e capacitação para participação na gestão pesqueira e práticas sustentáveis.

Ao final, espera-se estabelecer uma proposta de implementação do enfoque enfoque ecossistêmico das pescarias prioritárias selecionadas, além de desenvolver estratégias para ampliar a iniciativa para outras pescarias. Workshops, oficinas e encontros também serão realizados, servindo de modelo para fortalecer as câmaras técnicas de pesca e comunidades tradicionais, garantindo ações contínuas após a conclusão do projeto. O prazo de execução é de 18 meses.

Coordenação: Rodrigo Pereira Medeiros

Início do contrato: 21/11/2024

Instituições Parceiras: Olha o Peixe!, Instituto Meros do Brasil, Universidade Federal do Paraná
Local de Atuação: Baía de Paranaguá
Unidades de Conservação Alcançadas:

Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba; APA Estadual de Guaraqueçaba, Parque Nacional do Superagui; Estação Ecológica de Guaraqueçaba

Redes Sociais:

www.instagram.com/fundepag

Site: Link