
Parque Municipal Natural Lagoa do Parado 2024 – Prefeitura de Guaratuba
Ambientes costeiros e marinhos: manguezais e espécies ameaçadas (como o bicudinho-do-brejo); Serviços ecossistêmicos: manutenção de habitats, segurança hídrica e conectividade ecológica; Valores socioambientais: modos de vida tradicionais, participação social e educação ambiental.
Contribuir para a continuação das ações de estruturação, consolidação e proteção do Parque Municipal Natural da Lagoa do Parado, visando a preservação do ambiente natural e a mitigação de impactos humanos. Para isso, o projeto busca a realização de estudo topográfico para refinar os limites da Unidade de Conservação; a contratação de um estudo sobre mercado de terras para embasar o planejamento de desapropriações e compra de áreas particulares que estão dentro do parque; a criação do Conselho Gestor do parque; a realização de reuniões para tratar do plano de manejo que já está em elaboração pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o planejamento de atividades dos próximos anos.
Ao final do projeto, de 2 anos, espera-se ter uma Unidade de Conservação consolidada formalmente, com Conselho Gestor definido e presença ativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Coordenação: Astério Soria Heidemann
Parque Municipal Natural da Lagoa do Parado