
Paisagens Multifuncionais da Grande Reserva Mata Atlântica: Fortalecimento da Produção Agroflorestal e Agroecológica na APA de Guaraqueçaba – SPVS
Ambientes continentais: floresta ombrófila densa e espécies ameaçadas (como a palmeira juçara); Serviços ecossistêmicos: manutenção de habitats, conservação do solo e da água, mitigação de assoreamento e sequestro de carbono; Valores socioambientais: modos de vida tradicionais, agricultura familiar, sociobiodiversidade, participação social e fortalecimento da governança territorial.
O projeto busca fortalecer iniciativas de agricultura familiar e produção agroflorestal na APA de Guaraqueçaba, com foco no município de Antonina-PR, promovendo sistemas produtivos sustentáveis e economicamente viáveis. A proposta inclui o fomento à mutirões agroflorestais, difusão de técnicas agroecológicas e manutenção de áreas produtivas já existentes. Também está previsto o mapeamento de propriedades ligadas à ASPRAN, gerando produtos cartográficos que auxiliarão na regularização ambiental e expansão das atividades agroflorestais.
Além disso, o projeto dará continuidade à manutenção de experimentos agroflorestais implantados desde 2020, analisando o crescimento de espécies frutíferas nativas e o potencial de geração de carbono. Outra ação prevista é um estudo jurídico e técnico para viabilizar a regularização sanitária e uso de uma unidade de processamento de frutas nativas por associações ou empreendedores locais, permitindo sua reativação.
Com essas ações, espera-se beneficiar direta e indiretamente cerca de 200 famílias, contribuir para a melhoria da merenda escolar em até 13 municípios e gerar subsídios técnicos para a governança ambiental da região. O prazo de execução é de 2 anos.
Coordenação: Rodrigo Condé Alves
Início do contrato: 01/11/2024
APA de Guaraqueçaba