
Geolitoral: Desenvolvimento Geoespacial e Capacitação Técnica no Litoral do Paraná – Funespar e UFPR
Ecossistemas costeiros e marinhos, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e outras restrições ambientais, Serviços ecossistêmicos, ordenamento territorial sustentável, Valorização das comunidades locais, Monitoramento ambiental contínuo.
O projeto visa ampliar e manter a base de dados espaciais do Litoral Paranaense, aprimorando a sistematização das informações geográficas das Unidades de Conservação Federais e desenvolvendo soluções geoespaciais para o ICMBio. Além disso, busca gerar e organizar dados ambientais e geográficos das comunidades da Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, e oferecer capacitações sobre o uso de drones, coleta de dados via aplicativo mobile e gestão de informações espaciais. A iniciativa está alinhada à Política de Geoinformação do ICMBio (Portaria nº 748/2018), fortalecendo a capacidade técnica do instituto na análise e monitoramento ambiental. O prazo de execução é de 2 anos.
Coordenação: Eduardo Vedor
Início do contrato: 29/10/2024
O projeto abrange todo o litoral, portanto a sistematização dos dados possui a oportunidade de abranger todas as Unidades de Conservação do território.