
Fortalecimento da Rede Agroflorestal Produtora de Biodiversidade do Litoral do Paraná – BioSAF – Fapeg
Ambientes continentais: floresta ombrófila densa e espécies ameaçadas (como a palmeira juçara); Serviços ecossistêmicos: manutenção de habitats, sequestro de carbono, conservação do solo e da água, conectividade ecológica e segurança alimentar; Valores socioambientais: modos de vida tradicionais, agricultura familiar, geração de renda, soberania alimentar, participação social, educação ambiental, ciência cidadă e fortalecimento da governança socioterritorial.
Fortalecer a Rede Agroflorestal Produtora de Biodiversidade do Litoral do Paraná (BioSAF), promovendo o redesenho de sistemas agroflorestais sucessionais (SAFS) existentes na região, com foco na palmeira juçara (Euterpe edulis), espécie essencial para a fauna e a regeneração florestal. A iniciativa apoiará agroflorestadores no desenvolvimento de seus projetos, oferecendo acompanhamento técnico, planejamento e manejo qualificado das unidades produtivas. Além disso, pretende melhorar as estruturas de processamento dos produtos, formar agentes agroflorestais e estabelecer um observatório da Rede, ampliando a troca de conhecimentos. O prazo de execução é de 2 anos.
Coordenação: Luis Claudio Maranhão Froufe
Início do contrato: 01/11/2024
APA Estadual de Guaraqueçaba, APA Estadual de Guaratuba, Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi (AEIT do Marumbi), Parque Estadual do Palmito, Parque Estadual Roberto Ribas Lange, Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PNSHL), Parque Nacional da Guaricana.