
Consolidação das Reservas Naturais da SPVS a partir da Produção de Natureza
Restinga; manguezais; florestas ombrófilas densas; espécies emblemáticas e ameaçadas, como o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis); espécies topo de cadeia como a onça pintada (Panthera onca), mamíferos de grande porte como a Anta (Tapirus terrestris); comunidades locais; ICMS Ecológico; educação ambiental; restauração ecológica.
O projeto busca implementar ações estratégicas de manejo e gestão das Reservas Naturais da SPVS, consolidando um modelo de conservação baseado na Produção de Natureza. Com atuação há quase 40 anos no último grande remanescente contínuo da Mata Atlântica, a SPVS protege 19.300 hectares no litoral norte do Paraná, em Antonina e Guaraqueçaba, integrando um mosaico de áreas protegidas que totaliza cerca de 50 mil hectares. Essas áreas garantem serviços ecossistêmicos essenciais, como a proteção de bacias hidrográficas e geração de ICMS ecológico, beneficiando comunidades locais.
A proposta visa aprimorar os programas de proteção e uso público, fortalecendo a gestão das RPPNs, estimulando a criação de novas UCs e promovendo parcerias institucionais. Além disso, busca sensibilizar comunidades e poder público sobre a importância da conservação, gerando benefícios sociais e econômicos, como empregos locais e incremento do ecoturismo. O prazo de execução é de 2 anos.
Coordenação: Reginaldo Antunes Ferreira
Início do contrato: 20/09/2024
Reservas Naturais da SPVS; REBIO Bom Jesus; APA de Guaraqueçaba