Ir para o conteúdo
tvci
Na Mídia

Biodiversidade Litoral do Paraná é destaque em reportagem da TVCI 

A TVCI, emissora regional do Paraná, exibiu uma reportagem sobre o investimento do Programa Biodiversidade Litoral do Paraná em ações de preservação da Mata Atlântica, com destaque para iniciativas realizadas no município de Guaratuba.

A matéria ressaltou que o litoral do Paraná abriga um dos maiores corredores contínuos de Mata Atlântica do Brasil, mas que ainda enfrenta ameaças como desmatamento e tráfico de animais silvestres. Para fortalecer a proteção desse patrimônio natural, os recursos do Programa estão sendo aplicados em Unidades de Conservação, projetos de monitoramento, fiscalização e atividades de educação ambiental junto às comunidades do entorno.

Os investimentos no litoral passam de R$ 110 milhões, provenientes de compensação ambiental relacionada ao vazamento de óleo ocorrido na região em 2001. Em Guaratuba, a Prefeitura destacou que os recursos recebidos estão fortalecendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a gestão da Unidade de Conservação Municipal Lagoa do Parado. 

“O projeto foi pensado e elaborado diante do nosso território, diante da nossa realidade. Foram quatro editais, a gente concorreu nos quatro e conseguiu êxito. Então, são dois para equipar a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dois voltados para a Unidade de Conservação Municipal. O que tem dado um grande reforço na logística, nos trabalhos de fiscalização do município e também para a Lagoa do Parado”, destacou Edgar Fernandez, diretor de Meio Ambiente de Guaratuba.

Além das iniciativas locais, a reportagem destacou que aproximadamente metade dos recursos do Programa será destinada a unidades de conservação federais no litoral, como o Parque Nacional Guaricana e o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, ambos com parte de seu território em Guaratuba. Os projetos envolvem atividades de manejo da fauna, monitoramento de espécies, formação de guias de turismo, pesquisas científicas e ações de uso público.

Confira a matéria na íntegra aqui:

Correção: o acidente mencionado na matéria aconteceu em 2001 e não em 2021 como aparece na legenda.