
Sede administrativa do Núcleo de Gestão Integrada do Sistema de Áreas Verdes de Paranaguá (NGI SAV PARANAGUÁ)
Manguezais e Restingas; Toninha; Sotalia – Boto e Guará; Floresta Ombrófila Densa; Matas Ciliares; Terras Baixas; Corpos Hídricos; Jussara; Manutenção de ambientes naturais e habitats; Sequestro de Carbono; Manutenção qualidade do ar; Manutenção de encostas e margens de rios; Retenção de sedimentos; Recreação na natureza; História e cultura; Modos de vida tradicionais; Pesca artesanal; Paisagens da serra; Praias arenosas; Trilhas; Paisagens insulares.
O projeto busca fortalecer e consolidar o Sistema de Áreas Verdes (SAV) de Paranaguá, que abrange Unidades de Conservação municipais, estaduais e federais, além de outras áreas verdes previstas no Código Ambiental do município. Para isso, será construída a sede administrativa do Núcleo de Gestão Integrado do Sistema de Áreas Verdes de Paranaguá (NGI SAV PARANAGUÁ), conforme anteprojeto arquitetônico e seguindo a metodologia BIM (Building Information Modeling).
Além da construção da sede, o projeto prevê a aquisição de mobiliário, a criação e capacitação do conselho consultivo das UCs municipais e a certificação de imóveis rurais padrão INCRA para o Parque Natural Municipal do Rio das Pedras e o Parque Natural Municipal do Ribeirão dos Almeidas, incluindo a implantação de marcos físicos. Com essas ações, o projeto visa estruturar a gestão integrada das áreas verdes de Paranaguá, promovendo sua conservação e fortalecimento institucional.
Coordenação: Rodrigo Delonga
Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) dos Valadares, Parque Natural Municipal (PNM) do Rio das Pedras e Parque Natural Municipal (PNM) do Ribeirão dos Almeidas.