
Implantação de rede de rádio nas Unidades de Conservação do litoral – IAT
Ambientes costeiros e marinhos: manguezais e restingas, Ambientes continentais: floresta ombrófila densa, espécies ameaçadas, Serviços ecossistêmicos: manutenção de habitats e segurança; Valores socioambientais: modos de vida tradicionais e participação social.
O projeto busca promover a eficiência na gestão e conservação das Unidades de Conservação (UCs) do litoral do Paraná por meio da implementação de redes de telecomunicações e da manutenção de equipamentos essenciais para monitoramento ambiental e resposta a incidentes. A iniciativa prevê a instalação da infraestrutura de telecomunicações, a implementação de sistemas de monitoramento e segurança e a capacitação das equipes em pelo menos 90% das UCs contempladas. O projeto será desenvolvido em fases, incluindo levantamento das necessidades, instalação da infraestrutura, consolidação dos sistemas e treinamento dos funcionários.
Ao final de 3 anos, espera-se melhorar a comunicação entre os órgãos gestores, fortalecer a fiscalização, garantir maior segurança para visitantes e funcionários e promover uma gestão mais integrada e sustentável das Unidades de Conservação do litoral paranaense.
Coordenação: Lorena Maria Penna Frandini
Pau Oco, Pico Paraná, Pico do Marumbi, Boguaçu, Guaraguaçu, APA Guaratuba.