Ir para o conteúdo

Envolvimento das comunidades de Ilha Rasa na proteção do principal sítio reprodutivo do papagaio-de-cara-roxa, APA de Guaraqueçaba.

Instituição Executora: SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
Edital Funbio: Chamada de Projetos 13.2023
Linha Temática: Gestão Socioambiental
Investimento: R$ 192.780,00
Objetivo:

As ações do projeto serão direcionadas para o principal sítio reprodutivo do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) na APA de Guaraqueçaba, com o objetivo de proteger a espécie que é endêmica do litoral do Paraná e litoral sul de São Paulo.

A proposta foi construída com a premissa de que a geração de informações de qualidade, adequada e acessível para promover a participação de agentes sociais locais são essenciais para o fortalecimento de UCs e irá refletir diretamente na proteção desta espécie. Os desafios relacionados aos processos de gestão do território, necessariamente, demandam de subsídios técnicos que contribuam com a gestão e o fortalecimento das UC’s, frente a tamanha complexidade.

O projeto irá atuar na linhas temática Gestão Socioambiental de forma integrada e colaborativa com os atores da APA de Guaraqueçaba. Serão construídos  arranjos de diálogos mediados pela participação de comunidades locais, com o objetivo de promover a participação qualificada de lideranças, na elaboração de uma estratégia de proteção do principal sítio reprodutivo do papagaio-de-cara-roxa, na APA de Guaraqueçaba.

Para tanto, são delimitadas duas metas complementares: (i) elaboração de um diagnóstico participativo sociocultural dos processos de uso e ocupação do território e dos seus recursos naturais; e (ii) capacitação de lideranças locais em processos de conservação da diversidade biológica para atuação em fóruns de controle social no escopo da esfera pública, bem como, na condução de ações integradas de conservação envolvendo diferentes atores sociais. Espera-se mobilizar os moradores da Ilha Rasa para que se envolvam nas questões territoriais da APA de Guaraqueçaba.

O projeto terá duração de  18 meses.

Coordenação: Elenise Angelotti Bastos Sipinski

Início do contrato: 27/03/2024

Local de Atuação: Litoral do Paraná
Unidades de Conservação Alcançadas:

Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba

Redes Sociais:

www.instagram.com/spvsbrasil

Site: Link