
Território, populações rurais e seus modos de vida na Área de Proteção Ambiental, APA de Guaratuba – Litoral do Paraná – IAT
Ambientes costeiros e marinhos: manguezais, Ambientes continentais: floresta ombrófila densa, Serviços ecossistêmicos: manutenção de habitats e conectividade ecológica; Valores socioambientais: modos de vida tradicionais, participação social, cultura e educação ambiental.
O projeto busca promover a conservação da biodiversidade do litoral do Paraná e fortalecer as Unidades de Conservação por meio do diagnóstico de 52 comunidades rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, abrangendo os municípios de Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá.
O estudo identificará a composição e organização dessas comunidades, suas formas de produção e comercialização, infraestrutura de serviços, cultura, costumes e relação com os recursos naturais e a terra. Esse levantamento permitirá ao órgão gestor desenvolver políticas públicas, projetos e programas alinhados à realidade local. A pesquisa será realizada por uma empresa especializada, com supervisão do IAT e parceiros, com duração de 18 meses a 2 anos.
Coordenação: Célia Cristina Lima Rocha
APA Estadual de Guaratuba