Ir para o conteúdo
Institucional

Programa Biodiversidade Litoral do Paraná registra 250 aparições na imprensa em 2025

Ações do Programa ganharam destaque em veículos regionais e nacionais ao abordar investimentos ambientais, proteção da Mata Atlântica, gestão de Unidades de Conservação e geração de renda no litoral paranaense

Desde o início da ativação da assessoria de imprensa, em julho de 2025, o Programa Biodiversidade Litoral do Paraná passou a ocupar espaço recorrente na cobertura jornalística regional e nacional, com matérias que abordam desde o investimento em conservação ambiental até temas ligados ao turismo sustentável, à ciência, à proteção da fauna e ao fortalecimento de comunidades locais.

Ao longo do período, foram registradas 250 publicações com um retorno de mídia superior a R$ 6 milhões. Veículos regionais e nacionais repercutiram notícias sobre o Programa, com destaque para Folha de S.Paulo (edições impressa e on-line), O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo, Bem Paraná, Observatório do Terceiro Setor, O Eco, Correio do Litoral, Folha do Litoral, Revista Qual Viagem e MSN, além das afiliadas das TVs Globo e Record no Paraná e o canal TVCI, do litoral.

Entre os principais temas que repercutiram na mídia está a criação do Programa e o investimento de mais de R$ 110 milhões de reais, ao longo de dez anos, para conservação da Mata Atlântica no litoral paranaense. As matérias abordaram também a abertura de chamadas públicas para órgãos gestores estaduais e municipais das Unidades de Conservação (UCs) localizadas nos sete municípios da área de abrangência do programa, o apoio à criação e consolidação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e os impactos desses investimentos na gestão territorial e na conservação da biodiversidade.

Nesse contexto, ganharam espaço pautas sobre a megafauna marinha, grandes mamíferos terrestres e espécies ameaçadas,além de registros científicos relevantes, como a identificação de uma espécie rara de orquídea no litoral paranaense.

Uso Público

Outro eixo de destaque foi o uso público de áreas naturais. A imprensa repercutiu a criação de novas regras para ordenar o fluxo de visitantes, reduzir impactos ambientais e garantir segurança no Parque Estadual Pico Paraná, em resposta ao aumento expressivo do turismo de natureza. No Parque Nacional do Superagui, a inauguração da Trilha do Superagui, primeira trilha estruturada e bimodal, voltada a ciclistas e caminhantes, gerou ampla cobertura. As matérias destacaram o investimento realizado, a ampliação das possibilidades de ecoturismo e o potencial da nova infraestrutura para fortalecer o turismo responsável e a economia local, mantendo a integridade ambiental da UC.

Inovação, ciência e desenvolvimento socioeconômico

A imprensa também deu visibilidade a iniciativas de inovação e ciência, como plataformas de monitoramento de fauna na Serra do Mar, projetos de pesquisa, uso de tecnologias para acompanhamento da biodiversidade e ações voltadas à produção e difusão de dados ambientais. No campo do desenvolvimento socioeconômico, ganharam destaque projetos que associam conservação ambiental à geração de renda para moradores locais, apoio ao empreendedorismo sustentável e fortalecimento de iniciativas comunitárias. 

Qualificação do debate público

A diversidade de pautas e abordagens evidencia a consolidação do Programa Biodiversidade Litoral do Paraná como fonte qualificada para temas ligados à conservação, políticas públicas ambientais e desenvolvimento sustentável, ampliando o debate público sobre a importância estratégica do litoral paranaense para a biodiversidade brasileira. Também se traduz em visibilidade direta para os projetos apoiados. 

Muitas das matérias publicadas ao longo de 2025 destacaram iniciativas executadas em território, deram voz às instituições responsáveis pela implementação das ações e ouviram pesquisadores, gestores públicos e representantes de comunidades locais. Esse espaço na mídia passou a integrar o conjunto de retornos oferecidos aos projetos selecionados, contribuindo para o reconhecimento institucional, a transparência das ações e a disseminação de boas práticas de conservação no litoral do Paraná.

Para saber mais sobre o Programa e as iniciativas apoiadas, clique aqui.